Descrição da Atividade


Navegando e Compartilhando 

     Através da Web 2.0 e dos recursos de Informática, vamos explorar um modo interativo e colaborativo de construir saber e trocar informação.  

     A proposta pretende atender alunos do 4º e 5º Ano do EF utilizando um laboratório de Informática com Internet onde, através desta, faremos uso do Twitter e do Google.   

     Dentro de uma teia pré criada e logada de contas de Twitter genéricas ( @mic1, @mic2, @mic3... ),  trocaremos links, comentários e pensamentos sobre o(s) tema(s) sugerido(s)  para navegação do dia.

Começando... Pré Configurando Ambiente

      Para acontecer a troca e a comunicação entre alunos, montaremos estações de trabalho nos computadores do laboratório, que chamaremos de naves.  

      Cada máquina com sua conta do Twitter, por ex.@Nave1, @Nave2, @Nave3, @NaveBase ( mediador). 

      Todas as Naves seguem todas as Naves. A criação das contas no Twitter, os ajustes de follow ( seguir ) e o login no momento da atividade são responsabilidade do professor-mediador.

      Cada dupla de alunos alocará uma @nave, como piloto e navegador, revezando nas funções.  A rota a seguir será um tema proposto dentro do contexto escolar e o Google será nosso ponto de partida.

Mão na Massa...Vamos garimpar.

      Uma vez definido o tema de exploração do dia, os alunos iniciam sua navegação.  No Google, utilizando palavras-chaves ou expressões que atendam sua pesquisa, eles devem achar imagens, vídeos, sites e blogs que tenham coisas legais e pertinentes para o grupo.

      Ao tomarem posse das "naves" , o Piloto e o Navegador devem se apresentar através de tweets. Na fase de exploração a comunicação entre naves deve ser só para o essencial. O cumprimento das regras do trabalho é observado como forma de avaliação.

Intercâmbio de Links...Vamos trocar

      Encerrada a fase de "garimpagem" das coisas legais é hora da dupla escolher uma delas para oferecer ao grupo.    Junto a um breve comentário devem twitar o link do que acharam e em seguida lerem os tweets recebidos das outras duplas.

      Ao irem lendo e ativando os respectivos links recebidos, inicia-se uma nova fase de exploração.  Agora podendo pensar alto com o Twitter, divulgando suas impressões  entre as naves.  A coerência e relevância dos comentários também serão avaliados pelo mediador, assim como,  respeito, ética e educação nesse relacionamento real-virtual.

      E a troca do Piloto e do Navegador? Essa regra será bem flexível buscando dividir a operação da máquina entre a dupla de forma equilibrada,estimulando quem têm menos prática e desafiando quem está mais esperto. Trocou, twitou, avisou!

Balanço Geral...Fechando a conta

      Durante essa fase de apreciação das sugestões dos colegas muitos RTs (Retweets) e comentários irão surgir.  O mediador durante a atividade, ao catalogar as descobertas preferidas da turma, criará um documento a ser compartilhado com toda comunidade escolar.    O blog da Escola entra em ação após a atividade ou como parte de outro trabalho ou oficina.

      O mediador através da sua time line do Twitter, avaliará dentro da atividade a participação dos alunos, a formação e entrosamento da dupla, a qualidade dos links sugeridos, a conduta no uso dos recursos e das possibilidade singulares e, futuras adaptações para próximas sessões.

      Encerrada a atividade, naves desocupadas, "deslogadas" e prontas para outro grupo de exploradores e navegadores virtuais.

Webgrafia

O que é Twitter? Para que serve o Twitter?; http://www.interney.net/?p=9761875 ; Acesso em 30/10/2010

O que é oTwitter, como usar e como responder; http://www.vejaisso.com/2007/12/20/o-que-e-o-twitter-como-usar-e-como-responder/ ; Acesso em 30/10/2010

 As imagens utilizadas foram encontradas com ajuda do Goolgle( Images ) no momento que a apresentação estava sendo construída.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...